Certificação Internacional em Medicina do Estilo de Vida

O International Board of Lifestyle Medicine (IBLM) define padrões para a avaliação e certificação de médicos e outros profissionais de saúde em Medicina do Estilo de Vida.

Por que razão certificar-se?

A certificação em Medicina do Estilo de Vida permite garantir a qualidade de formação dos profissionais que a praticam.

Através da certificação é possível estabelecer uma linguagem comum entre profissionais de Medicina do Estilo de Vida, diferenciando aqueles que se baseiam na evidência científica.

Assista ao vídeo que se segue e conheça melhor as razões que levaram o IBLM a desenvolver o processo de certificação internacional em Medicina do Estilo de Vida.

1352

profissionais certificados
em todo o mundo

926

profissionais certificados
na América do Norte

149

profissionais certificados
na Europa

4

profissionais certificados
em Portugal

Perguntas frequentes

Podem obter a certificação os médicos inscritos na Ordem dos Médicos que estejam autorizados para o exercício autónomo da prática clínica, bem como profissionais de saúde que tenham um doutoramento ou mestrado na área da saúde.

O certificado será emitido pelo International Board of Lifestyle Medicine e pela Sociedade Portuguesa de Medicina do Estilo de Vida.

Os pré-requisitos para a certificação de médicos são: a) 30 horas de atividade formativa não-presencial*, b) 10 horas de atividade formativa presencial**, c) submissão de um caso clínico que evidencie a experiência do médico com a medicina do estilo de vida.

Os pré-requisitos para a certificação de outros profissionais de saúde são: a) 30 horas de atividade formativa não-presencial*, b) 10 horas de atividade formativa presencial**.

*Para a obtenção das 30 horas de atividade formativa não-presencial, a SPMEV recomenda a frequência do curso “Lifestyle Medicine Board Review Course”, o qual será também bastante útil na preparação para o exame.

**As 10 horas de atividade formativa presencial podem muitas vezes ser obtidas através da participação na conferência que antecede o exame.

Os valores dos exames de certificação são estabelecidos pelo IBLM, podendo variar entre $999-$1,499 para médicos e entre $799-$1,299 para outros profissionais de saúde. A este valor acresce o custo da formação prévia (obtenção dos pré-requisitos).

As datas dos exames de certificação estão disponíveis no website do IBLM (www.iblm.co).

O exame de certificação tem uma duração máxima de 4 horas.

O exame é constituído por 150 perguntas de escolha múltipla no caso dos médicos ou por 120 perguntas de escolha múltipla no caso de outros profissionais de saúde. O exame é efetuado através dos computadores portáteis pessoais. O exame é vigiado.

Os conteúdos programáticos nos quais o exame incide são: a) introdução à Medicina do Estilo de Vida; b) fundamentos da modificação do comportamento para a saúde; c) processos clínicos essenciais na Medicina do Estilo de Vida; d) o papel da saúde pessoal do médico; e) ciências da nutrição, avaliação e prescrição; f) prescrição e ciência da atividade física; g) bem-estar mental, avaliação e intervenções; h) ciência e intervenções na Saúde do Sono; i) abordagem da cessação tabágica e de outras exposições tóxicas; j) o papel das interações sociais e da psicologia positiva.

Uma visão mais detalhada dos conteúdos (bem como do peso relativo de cada um na constituição do exame) pode ser obtida no website do IBLM (www.iblm.co).

A certificação deve ser revalidada a cada 10 anos. No entanto, o IBLM oferece uma via de manutenção da certificação alternativa, que permite que os profissionais certificados se mantenham nessa condição por tempo indefinido, desde que cumpram os critérios estabelecidos. Para mais informações sobre a via de manutenção da certificação alternativa, visite www.lmmoc.org.